quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Destinos de Férias

Daqui algumas horas estarei de férias. Apenas 10 dias, mas serão 10 dias muito bem aproveitados, porque viajaremos.
Hoje estava pensando em como as viagens mudaram minha forma de ver o mundo. Todas as pessoas que conheci, os lugares que visitei, as coisas que vi, comi e fiz.
Eu posso contar como foi, mostrar as fotos, mas ninguém pode sentir a mesma emoção que eu senti em cada um dos lugares por onde andei. Nem mesmo quem também estava lá, porque cada um sente a emoção de um jeito único, instransferível. Os perrengues, as coisas hilárias, as roubadas, as coisas lindas e mágicas que acontecem nas viagens são tesouros. As lembranças das viagens são coisas que ninguém nos tira, a não ser os males da própria velhice, que desbotam e embaralham as coisas.
Mas enquanto a velhice não chega, consigo lembrar vivamente de tudo.... Da primeira viagem de adolescente sem os pais. Do primeiro porre (que ocorreu na mesma viagem sem os pais hehehehe). Das pessoas de lugares muuuuito distantes que conheci. Dos contatos perdidos pelo passar dos anos. Do Daniel, um japinha de 4 ou 5 anos que pedia nos restaurantes uma "médolate", ao invés de uma "lemonade". Do almoço com a família embaixo da figueira. Do albergue com banheiro coletivo misto. Do albergue ao mesmo tempo lado da boca de fumo, e também do museu. Dos amigos dividindo o lanche, a foto, o abraço, o dinheiro, o sorriso. Da amiga que à beira mar prefere frango à peixe. Das cores, dos cheiros, das flâmulas medievais quase totalmente consumidas pelos 600 anos de existência. Do céu, das estrelas que não são as mesmas que aqui, da água que gira ao contrário no ralo, e do trânsito que também está ao contrário. Das línguas que ouvi, os sons que não consegui repetir porque não fazem parte da nossa forma de falar. Da água gelada do mar, da água quente do mar.
Não precisa ser para longe, pode ser pertinho. Viajar me desperta sentidos, desperta minha curiosidade, exercita meu cérebro, com tantas novidades acontecendo simultaneamente.
Viajar me faz viver.
Até a volta!!

Nenhum comentário: